O Clube do Choro de Brasília foi fundado em setembro de 1977 por músicos que se reuniam na casa da flautista francesa Odete Ernest Dias. No início o clube sofria com falta de estrutura e problemas financeiros e foi apenas em 1993, após uma série de dificuldades, que foi eleita a diretoria que conseguiu interromper o processo de despejo no Governo local e regularizou a sede. A recuperação do espaço físico contou com o projeto do arquiteto Fernando Andrade, autorizado pelo próprio Oscar Niemeyer, e executado pelo governo local. A reforma foi concluída em 1997.

Desde então o Clube do Choro de Brasília passou a apresentar ao Ministério da Cultura projetos anuais temáticos, conseguiram patrocinadores e contrataram músicos para apresentações semanais. Além disso, o Clube mantém uma parceria estratégica com a Escola de Choro Raphael Rabello, a primeira do gênero no país e onde mais de mil alunos de oito a 80 anos aprendem a tocar cavaquinho, bandolim, pandeiro, violão, saxofone, flauta, acordeon, gaita, violino e viola caipira.

O Clube e a Escola hoje funcionam lado a lado, no mesmo prédio de dois mil metros quadrados de área construída, especialmente projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado em 2012, formando o Espaço Cultural do Choro.

Texto: Isabella Conte – Jornalista – @isaconte_