12.07.2017

Exposição “Uma Homenagem ao Meu País” de Lu Paternostro acontece no Allia Gran Hotel Brasília

Exposição “Uma Homenagem ao Meu País” de Lu Paternostro acontece no Allia Gran Hotel Brasília


A Exposição “Uma Homenagem ao meu País”, de Lu Paternostro, fica na área de eventos do Allia Gran Hotel Brasília Suites

Em 2016 a Galeria de Arte Casa Thomas Jefferson abriu espaço para a primeira incursão das ilustrações digitais da artista plástica e designer Lu Paternostro em Brasília. Aportariam na capital do País as obras assim batizadas de “Manifestações da Cultura Tradicional Brasileira” e os “Tipos Tradicionais Brasileiros”.

Agora Brasília retoma contato com a raiz cultural do Brasil evocada pela artista. As obras estão em exposição permanente no Allia Gran Hotel Brasília Suites. Quem por lá se hospeda, só pode se ver envolvido nestas ilustrações digitais tão pesquisadas e ditas assim por Lu Paternostro,

“Essa é uma homenagem ao meu país”.

exposição Uma Homenagem ao Meu País de Lu Paternostro

Ao passar pela sala de eventos do hotel você viaja com a artista, através de seu traçado característico, leve, com as flores “mencionadas” em muitas das ilustrações. Mas o prazer da artista é mostrar a cultura bonita e genuinamente sabia do Brasil, uma cultura que reúne religião e folguedos, se transforma em festas, teatro, dança, música e muita manifestação artística.

Era uma vez em Açores

mulher rendeira da artista nos ensina com paciência como é tecer com os bilros, tradição da ilha de Açores, em Portugal. De lá, nossa rendeira veio para Santa Catarina e para o Ceará, onde atualmente suas rendas enfeitam as toalhas, cortinas e outros tantos adornos que antes só eram um luxo da nobreza desde o século XVIII. Mas a rendeira agora está em laranja, verde, azul e amarelo bem aqui em Brasília e dentro de um hotel, veio cantar com você: “ …tu ensina a fazer renda, que eu te ensino a namorar”.

E de repente, carnaval em julho!

O ferver do Frevo. Essa definição tão intensa dessa manifestação cultural através da dança nasceu em Pernambuco, mas criou fama em Olinda e Recife. Alegre e colorida como a sua retratação por Lu Paternostro, o frevo, quem diria, foi criado por instrumentistas brancos e mulatos de bandas militares e tocadores de marcha lá pelo século XIX.

Ao estar no Allia Gran Hotel Brasília Suites sua experiência pela capital do Brasil se transforma em música, cultura, tradição e vivência de outras cidades do país, tudo através da arte.
Se você for daqueles que gostam de um tempo só para contemplar e sonhar, essa é sua exposição, sem sair do hotel.

Exposição Uma Homenagem ao Meu País de Lu Paternostro

A escolha intensa das cores, as formas, o movimento retratado por Lu Paternostro nos leva a reconhecer que há tamanha riqueza em nossa cultura: somos essa bela mistura de muitos povos, religiões, instrumentos musicais regionais.

Entre nessa dança de arte pura, genuína, que não se furta a falar do Brasil bonito, real também, um país que é do Maracatu Rural (aprecie a imagem abaixo)

Aqui no Maracatu você que gosta de teatro pode se sentir à vontade. Esse ritmo funde um pouco de dança, música e teatro sim senhor. Agora viajamos lá para o interior de Pernambuco ao lado de trabalhadores rurais que nos contam como esse cortejo carnavalesco nasceu de berço afro-brasileiro, vai para Recife e ganha toda uma cidade: é Nazaré da Mata, a cidade dos Maracatus.
O toque teatral está por toda parte e a religião pontua bem esse aspecto, afinal o tal cortejo deve fazer a dança das calungas na frente das igrejas de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, ambas oriundas dos negros católicos. Abaixo as igrejas do centro histórico do Recife, ponto de encontro entre o frevo e o maracatu:

Nossa baiana e o acarajé, a folia de reis. Estes e outros encantos de som, imagem, sabores e de tantas histórias estão na exposição do Allia Gran Hotel Brasília Suites.

 Dicas: Todas as obras possuem um QRCode, basta usar o celular e encontrar mais sobre cada uma destas manifestações.

• Aposto que você não sabia: O Maracatu está em processo de registro pelo IPHAN, para se tornar patrimônio imaterial brasileiro; já o Frevo conquistou em 2007 sua categoria, “Formas de Expressão”, inscrito no Livro de Registros do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

As obras de Lu Paternostro são utilizadas como recurso pedagógico em pelo menos 6 escolas nacionais, para que estudantes de todo o Brasil possam ter acesso ao que há de belo na cultura brasileiro.

Serviço: 

O que: Exposição “Uma Homenagem ao meu País”
Aonde: Allia Gran Hotel Brasília Suites, área de Eventos
Quando: Todos os dias

Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!