Taguatinga e Guará também recebem apresentações de capoeira, jongo, samba de roda, Chula, show de cultura popular com coral de cegos e com a cantora Dani Ribeiro.

O projeto Brasilidade, proposto pela cantora brasiliense Dani Ribeiro, vai levar uma "tenda cultural itinerante" a quatro cidades do Distrito Federal. No domingo (22), das 14h às 18h, o evento se integra à programação do Aniversário de 19 anos de Águas Claras, proporcionando um resgate dos valores culturais. No sábado (28), é a vez de celebrar os 13 anos de Vicente Pires como região administrativa. As atividades são gratuitas.

Ao longo da programação o público poderá conferir a capoeira regional do projeto Fio da Navalha, que atende gratuitamente crianças e adultos, apresentação do Jongo do Cerrado, ritmo que tem suas origens na região africana do Congo-Angola. Na sequência, a festa é de samba com apresentações das variações do recôncavo baiano, com Cid Aroeira, e do samba chula, com o Samba do Formigueiro. As atividades serão seguidas por rodas de conversas. O evento é encerrado com apresentação do Coral Harmorial, composto por deficientes visuais, e pelo show da cantora Dani Ribeiro.

Cega de nascença, Dani já é um talento já reconhecido no meio do cenário do samba brasiliense. Ela se especializou em explorar as múltiplas expressões e linguagens das tradições populares, musicalizando pontos, cantos, ladainhas e outras vertentes das matrizes africanas. Aprendeu violino e canto popular na escola de música de Brasília, onde também desenvolveu a técnica de musicografia braille.

"Esse é um movimento cultural idealizado para promover atividades que possam remeter ao público um contato com suas raízes culturais. Assim, criamos oportunidades para artistas e grupos tradicionais do DF, ao mesmo tempo que promovemos esse resgate cultural", explica Dani Ribeiro.

O projeto Brasilidades - Tenda Cultural é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, e conta com o apoio da Agenda Cultural Brasília.

 

Serviço:
Brasilidades
Quanto: atividades gratuitas
Quando: a partir de 22 de maio, das 14h às 18h.
Onde:

Domingo (22) – Rua Boulevard Norte (entre Av. Parque Águas Claras e Paineiras)
Sábado (28) – Vicente Pires – ao lado da Administração Regional
Domingo (29) - Praça do Respeito, Taguapark
Junho – Casa de Cultura do Guará

Fonte: Barbara de Alencar