Iniciativa será promovida pelo Sebrae no DF com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de Microempreendedores Individuais

O Sebrae no Distrito Federal promove na próxima semana, entre os dias 24 e 26 de maio, a Semana do MEI 2022. A iniciativa chega este ano à sua 13ª edição e tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de Microempreendedores Individuais (MEIs) e estimular a abertura de pequenos empreendimentos. Para isso, durante os dias da realização serão ofertadas capacitações presenciais e gratuitas em Ceilândia e em nove regiões administrativas que integram a Capital Federal.

A estrutura montada na maior cidade do Distrito Federal estará disponível na Praça do Trabalhador, localizada na QNM 13, ao lado da Administração Regional de Ceilândia. No local, a diretoria executiva do Sebrae no DF fará a abertura oficial da Semana do MEI 2022, a partir das 9h30 de terça-feira, 24, e permitirá que microempreendedores e demais interessados possam acessar serviços como formalização de novos negócios, emissão de documentos, boletos, certidões negativas de débitos, orientação para emissão de notas fiscais, além de orientações sobre as consultorias que estão sendo disponibilizadas pelo Sebrae no DF com o objetivo de aprimorar a gestão dos empreendimentos locais em meio à retomada da economia.

O público também poderá participar de palestras e oficinas que abordarão temas como controle financeiro, precificação, vendas pelo Instagram e pelo WhatsApp, marketing pessoal, digital, inovação e gestão de vendas com foco na fidelização de clientes.

A programação contará, ainda, com a realização de pequenos seminários de crédito, momento em que instituições financeiras parceiras do Sebrae irão apresentar aos empreendedores informações sobre suas respectivas linhas de crédito, além de orientações acerca dos direitos previdenciários garantidos por lei para a figura do microempreendedor individual.

Em outro ambiente da estrutura montada em Ceilândia serão promovidas oficinas técnicas voltadas para pequenos empreendedores que já atuam e também para interessados em montar um negócio dentro dos segmentos de panificação, confeitaria e pizzaria. Nos dias 24 e 26 serão realizadas, respectivamente, as oficinas de panificação e pizzaria, com a presença do chef peruano Carlos Yepez. Ele possui experiência em restaurantes de seu país natal, da Argentina e do Brasil, tem um apreço pelo cozinha criolla, oriunda de Lima, e atualmente tem se especializado na área da panificação.

Já a programação do dia 25 é destinada à panificação e contará com a participação da confeiteira Silvia Pessoa. Formada em gastronomia pela Faculdade Senac, ela ministra cursos na área de confeitaria e atualmente está à frente do seu próprio ateliê, que desde 2017 presta serviços para casamentos, festas e batizados.

Regiões Administrativas
Nas demais regiões administrativas, já estão sendo promovidas, desde o último dia 16, um total de 50 capacitações. As atividades ocorrem até o dia 31 de maio nas Salas do Empreendedor, espaços localizados nas Administrações Regionais e mantidos por meio de uma parceria firmada entre o Governo do Distrito Federal e Sebrae no DF para que empreendedores tenham acesso a serviços como formalização de novos negócios, emissão de documentos, boletos, certidões negativas de débitos, solicitação de notas fiscais, além de orientações sobre o microcrédito, consultorias, palestras e cursos gratuitos.

Participam da Semana do MEI 2022 os espaços abertos no Jardim Botânico, Lago Norte, Samambaia, Riacho Fundo I, Santa Maria, Vicente Pires, São Sebastião, Recanto das Emas e Planaltina. Serão oferecidas capacitações em temas como gestão de vendas, controles financeiros, design thinking, empreendedorismo feminino, dentro outros.

O interessado em participar de qualquer uma das capacitações nas regiões administrativas deve conferir a programação montada por cada localidade.

Declaração Anual de Faturamento
Durante a realização da Semana do MEI 2022 o Sebrae no DF também orientará sobre uma importante obrigação anual do microempreendedor: a entrega da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI), que neste ano tem como data limite o dia 30 de junho.

A instituição fornecerá atendimento para que os microempreendedores que ainda não fizeram suas declarações possam tirar dúvidas, prepará-las e entregá-las dentro do prazo, evitando o pagamento de multas e até mesmo a perda de benefícios garantidos pela formalização.

Caso não entregue a declaração, o MEI poderá ficar inadimplente com o Simples Nacional e não poderá obter certidão negativa de débito junto ao Fisco, documento necessário para contratar uma linha de crédito, por exemplo. Aqueles que não cumprirem a obrigação estarão sujeitos, ainda, a multas, perda de benefícios previdenciários que contemplam a categoria de MEI – auxílio-doença, salário-maternidade, aposentadorias por idade e invalidez e pensão por morte – e até ao cancelamento do CNPJ.

A programação completa da Semana do MEI 2022 no DF está disponível na página do Sebrae no DF (www.df.sebrae.com.br).

Para mais informações, a Central de Atendimento da instituição está disponível no número 0800 570 0800.

Serviço – Semana do MEI 2022
Datas: de 24 a 26 de maio;
Local: Praça do Trabalhador | QNM 13, ao lado da Administração Regional de Ceilândia;
Horário: de 8h30 às 17h30h;

Informações: www.df.sebrae.com.br ou pelo número 0800 570 0800.

Fonte: SEBRAE/DF