Competição é realizada pela Abracerva; próxima etapa será na região Norte, de 18 a 22 de outubro, em Belém (PA)

A Abracerva (Associação Brasileira de Cerveja Artesanal) divulgou na noite desta sexta-feira (15/09), em Brasília (DF), a lista das premiadas na etapa Centro-Oeste da 3ª Copa Cerveja Brasil.

A Chocolate/Cocoa Beer Caminho do Viajante, uma collab das brasilienses Cruls Cervejaria Artesanal, e Zanadu, ficou com o primeiro prêmio Best of Show. A segunda colocação foi para a Catharina Sour com Limão e Cúrcuma, também da Cruls. O terceiro lugar ficou com a Acid Trip, uma American Fruited Sour Ale da Cervejaria Templária, de Catalão (GO) em collab com a Trema, de Uberlândia (MG).

Os prêmios de melhores cervejarias, concedidos para as mais premiadas dentro de suas categorias, ficaram com Cervejaria Louvada, de Cuiabá (MT), eleita a melhor Cervejaria; Cruls Cervejaria Artesanal, vencedora na categoria Microcervejaria (fábricas com volume de produção anual de até 600 mil litros); e Biomma Cervejaria, de Aparecida de Goiânia (GO), que conquistou o título de melhor Cigana.

A lista completa dos ganhadores pode ser consultada no site da Abracerva.

A Copa Cerveja Brasil integra o Conexão Cerveja Brasil, um road show que está sendo realizado nas cinco regiões do País, agregando entidades, empresários, profissionais, representantes do poder público e consumidores da bebida artesanal. Além do concurso, a programação inclui as edições regionais do Congresso Cerveja Brasil e as festas de premiação abertas ao público.

"O Conexão Cerveja Brasil é o reflexo da força que o associativismo tem. Não apenas a Abracerva, mas todo o setor, unido por meio de outras entidades, patrocinadores e apoiadores, tem tornado possível a realização deste projeto. E conseguir realizar nosso próprio concurso, gerido e organizado pela entidade que representa a categoria, é motivo de grande orgulho para todos nós desta cadeia produtiva", comemora o presidente da Abracerva, Gilberto Tarantino.

Próximas etapas

Além da etapa Centro-Oeste, já foram realizadas as etapas Sudeste, no mês de julho em Vitória (ES), e Nordeste, que aconteceu em meados de agosto, em Salvador (BA). Até o momento, a Copa Cerveja Brasil contabiliza 670 amostras recebidas e 196 medalhas concedidas aos participantes.

Para outubro, está programada a edição Norte, em Belém (PA), de 18 a 22. A região Sul encerra o circuito, com a realização do evento em Curitiba (PR), de 14 a 19 de novembro.

A edição de fechamento será realizada em São Paulo (SP), de 5 a 10 de dezembro, reunindo todas as medalhistas das etapas regionais. As premiações na Copa Cerveja Brasil será um dos critérios para que as cervejas artesanais possam fazer parte do mix de produtos da rede eChope, uma das patrocinadoras do projeto.

Os medalhistas de ouro na grande final receberão inscrições gratuitas para o World Beer Cup 2024, um dos mais concorridos e prestigiados concurso do mundo, realizado nos Estados Unidos. A edição do ano que vem será em Las Vegas, no dia 24 de abril.

O Conexão Cerveja Brasil é uma iniciativa da Abracerva com o patrocínio da eChope, Abralatas e Cooperativa Agrária e apoio da Febracerva e Sindicerv.

Abracerva

A Abracerva (Associação Brasileira de Cerveja Artesanal) é uma organização sem fins lucrativos que tem a missão de proteger, desenvolver e democratizar a cerveja artesanal brasileira. É a maior entidade do setor e representa diretamente 800 pequenas cervejarias, brewpubs, bares, distribuidores, fornecedores e profissionais que trabalham no segmento. A Abracerva acredita na máxima "beba menos, beba melhor". Para saber mais acesse https://abracerva.com.br.

Agenda do Conexão Cerveja Brasil 2023: 

Sudeste - Vitória (ES): de 25 a 30 de julho (REALIZADO)

Nordeste - Salvador (BA): 16 a 20 de agosto (REALIZADO)

Centro-Oeste – Brasília (DF): 13 a 17 de setembro (REALIZADO)

Norte – Belém (PA): 18 a 22 de outubro

Sul - Curitiba (PR): 14 a 19 de novembro 

Grande Final em São Paulo (SP): 5 a 10 de dezembro

Links para inscrições nas próximas etapas da 3ª Copa Cerveja Brasil:  

Norte: https://beerawardsplatform.com/copa-cerveja-brasil-regiao-norte  

Sul: https://beerawardsplatform.com/copa-cerveja-brasil-2023-regiao-sul 

Fonte: OPA Assessoria em Comunicação

Fotos: Divulgação