O programa oferece bolsas de apoio financeiro e vans para levar gratuitamente o público aos locais de exposições, ateliês e centros culturais do Distrito Federal 

A organização do BSB Plano das Artes anuncia a abertura da convocatória para selecionar galerias, ateliês, centros culturais e espaços autônomos para participar da 4ª edição do projeto. O evento, que busca ampliar a visibilidade dos espaços independentes Distrito Federal e profissionalizar os agentes que fazem parte do ecossistema das artes visuais no Distrito Federal, realizará duas convocatórias: A primeira selecionará oito espaços que receberão apoio financeiro e participação nas rotas programadas com vans, que transportarão o público gratuitamente até os locais de visitação; e a segunda, que selecionará os espaços que participarão das rotas programadas atendidas pelas vans. Ao todo, serão contemplados nas convocatórias 18 (dezoito) espaços autônomos. As inscrições começam às 8h do dia 25 de março e os interessados devem preencher o formulário eletrônico https://forms.gle/B5QypVrZms15Lyrq5 até às 19h do dia 06 de abril. O anúncio dos espaços selecionados será feito pelas redes sociais do evento @planodasartes e pelo site www.planodasartes.com.br. O BSB Plano das Artes é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-SECEC-DF).

 "A cada edição, enfatizamos alguns aspectos ou agentes do sistema das artes local e lançamos rotas de visitação a galerias, ateliês, centros culturais autônomos, coletivos e escolas de arte, formando educadores e estimulando a produção crítica, sempre com foco em apresentar e tornar visíveis produções contemporâneas das artes visuais", diz Cinara Barbosa, idealizadora e coordenadora do Plano das Artes. "Nesta edição, que acontecerá presencialmente nos dias 7, 8 e 9 de junho, vamos trabalhar para fomentar e fortalecer os espaços expositivos, levando o público do Plano das Artes às rotas programadas, por meio de vans gratuitas que circularão pelas regiões do Distrito Federal, como aconteceu nas edições anteriores com enorme sucesso", completa a coordenadora do projeto.

 Convocatórias

Serão duas convocatórias para os espaços independentes. A convocatória APOIO PLANO oferece bolsa de participação para oito espaços receberem verba para realizarem mostras expositivas e atividades. Além disso, farão parte das rotas programadas que levarão o público gratuitamente nas vans do Plano das Artes. Podem se inscrever galerias de pequeno porte ou de caráter experimental, centros culturais autônomos, ateliês e espaços de formação que realizem algum tipo de proposta expositiva e possam receber visitação em grupo. É importante ressaltar que os espaços inscritos precisam comprovar que têm condições de receber grupos das rotas programadas do Plano Artes.

 A convocatória APOIO PLANO oferecerá aos espaços selecionados as seguintes vantagens:

•        Bolsa de apoio financeiro no valor de R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais) para a realização de atividades durante as visitações públicas;

•        Visibilidade e promoção do seu espaço por meio dos canais de divulgação do BSB Plano das Artes.;

•        Oportunidade de integrar uma rede colaborativa e fortalecer a cena cultural local e visibilidade nacional;

•        Inserção no roteiro de visitação do público com vans do projeto.

convocatória ADESÃO PLANO oferece aos espaços que aderirem as visitas pelas rotas programadas com mediação. De forma geral, podem se inscrever os espaços autônomos de artes visuais das regiões administrativas do Distrito Federal, como galerias, ateliês, centros culturais, espaços híbridos que abriguem atividades múltiplas expositivas e de formação, ateliê rural, espaços pop-up criados para a 4a edição PLANO DAS ARTES.

convocatória ADESÃO PLANO oferecerá aos espaços selecionados as seguintes vantagens:

  • Inclusão nas rotas culturais com visitação de vans do BSB Plano das Artes;
  • Divulgação do espaço nos materiais de promoção das rotas;
  • Oportunidade de receber um público diversificado e interessado nas artes.

Além dos espaços que serão atendidos pelas rotas programadas, haverá ainda a participação de espaços por meio do mapeamento realizado pelo Plano das Artes com a oferta ao público de rotas espontâneas, em que o próprio público organiza seu roteiro.

Fonte: Agenda KB Comunicação

Fotos: Diego Bresani