Com o objetivo de demonstrar que Brasília também é um dos grandes pólos culturais do país, o grupo Codinome Gusmão promove "A Festa! Gusmão", projeto cultural que promete reunir artistas do cenário underground da capital federal. A primeira edição ocorre no dia 5 de outubro, na Mormaii Surf Bar, na orla da Ponte JK. Os ingressos estão à venda no Sympla

Idealizada pelo violinista e vocalista da banda, Matheus Vieira, a iniciativa busca destacar o potencial criativo da cidade e proporcionar mais visibilidade aos talentos locais. Criada em 2019, o Codinome Gusmão tem se destacado na cena da MPB brasiliense e se tornou figurinha carimbada em bares da capital. A formação conta ainda com o cavaquinista Alexandre Osmala e o baixista Thiago Vieira. 

"A 'Festa Gusmão' vai além de um simples evento musical, ela representa uma oportunidade para os artistas independentes de Brasília se unirem e se fortalecerem em uma cidade onde muitas vezes lutam contra as próprias barreiras culturais", explica Vieira. 

O line-up da festa traz grandes nomes do cenário independente do DF. Além dos anfitriões, o público poderá curtir o som do DJ Set do "Rataria Popular", projeto de discotecagem idealizado por Beat do MK em parceria com o rapper Murica. A dupla, conhecida pelo "Puro Suco", apresenta uma seleção especial que vai do samba ao MBP, passeando de Bezerra da Silva a Caetano Veloso, bem como pela atualidade de Baianasystem e até Mano Brown (Boogie Naipe).

A programação conta ainda com o "Som de Sobra", iniciativa do percussionista e produtor musical Felipe Fiuza, que se apresenta em um solo de live loop de música experimental afro-urbana. A performance conta com instrumentos fabricados pelo próprio artista a partir de materiais reciclados e busca apresentar o potencial sonoro da "nova percussão", combinando timbres eletrônicos únicos com distintos ritmos brasileiros. 

Além de promover os talentos brasilienses, A Festa Gusmão também marca o lançamento oficial da Codinome Gusmão, que irá apresentar, ao vivo e em primeira mão, algumas das canções que farão parte do próximo álbum da banda - o que eleva ainda mais as expectativas para o sucesso do evento. "Esse projeto é algo inédito na cidade, e só o fato de fazê-lo acontecer já é um grande marco para a banda e para a cena", completa.

Sobre Codinome Gusmão

Codinome Gusmão é uma banda formada pelo vocalista e violinista Matheus Vieira, o cavaquinista e vocalista Alexandre Osmala, e o baixista Thiago Vieira. O projeto, que surgiu em 2019, ganhou ainda mais força durante a pandemia, potencializando as composições do trio. Em 2023, a banda lançou seu primeiro single autoral, "Mandala Flor", e, em 2024, dá vida ao segundo single, "Quando o Carnaval Chegar". Em seguida, lançam "Maracutaia" e "Baião de Dois", completando assim a discografia do grupo. Agora, estão prontos para dar um novo passo na carreira com a criação do projeto "A Festa! Gusmão", que promete solidificar a capital como um importante polo cultural.

Serviço

A Festa Gusmão
Quando: 5 de outubro
Horário: 20h às 2h
Local: Mormaii Surf Bar (Orla da Ponte JK, Brasília-DF)
Ingressos: a partir de R$ 35,00, disponíveis no SymplaClassificação livre
Mais informações: https://www.instagram.com/afestagusmao/

 



Fonte: Agência Taxquim