Um festival diferente de todos os demais, Dança em Trânsitochega à 22ª edição como um dos maiores e mais abrangentes eventos internacionais de dança contemporânea do país. O festival se estende de fevereiro a outubro e circula por33 cidades de cinco regiões brasileiras com 31 companhias de dança nacionais e de países como Canadá, Colômbia, Eslovênia, Espanha, França e Itália, dentre vários outros. Em Brasília, o festival acontece dias 22e 23 de agosto, no Museu Nacional da República e no Centro Cultural Banco do Brasil. A direção geral é de Giselle Tápias.O 22º Dança em Trânsito é apresentado pelo Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, e conta com patrocínio master do Instituto Cultural Vale e patrocínio da Volkswagen Caminhões e Ônibus e Engie Brasil Energia.

A programação de Dança em Trânsito em Brasília inclui apresentações de grupos do Brasil, da Espanha e de Israel e uma residência artística, com o coreógrafo israelense Michael Getman, para bailarinos pré-selecionados. O resultado do trabalho da residência também será conhecido pelo público.

No dia 22, a programação será no Museu Nacional, ocupando diferentes espaços. As apresentações começamàs 17h30, com o trabalho da companhia carioca Afrobunkerem "Descaminhos". Em seguida, o talento reconhecido da coreógrafa Márcia Milhazes (apontada um dos 10 mais importantes artistas da dança no Brasil) está em "Guarde-me". E a noite ainda reserva a apresentação do resultado da residência artística, além da obra "Todo esse ruído", da companhia QABALUM, de Pamplona, na Espanha, e do novo trabalho do Grupo Tápias, "Portátil", com coreografia e direção de Flávia Tápias.

No dia 23, Dança em Trânsito se transfere para o Centro Cultural Banco do Brasil, dando foco ao trabalho do coreógrafo israelense Michael Getman. Na área externa do CCBB, serão apresentados os espetáculos "Descaminhos", da companhia Afrobunker, e o resultado da residência artística, coordenada pelo israelense. Já no teatro será possível conhecer a mais recente coreografia de Getman, "First things", em apresentação única, com ingressos a R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia).

PROGRAMAÇÃO BRASÍLIA

 

22/08, quinta

 

ONDE

HORÁRIO

CIA/ARTISTA(S)

COREOGRAFIA

Museu da República

17h30

Afrobunker (Rio de Janeiro, RJ)

 

Descaminhos15 min.

Museu da República

18h

 

Marcia Milhazes

Guarde-me 30 min.

Museu da República

18h30

 

Resultado da residência de criação por Michael Getman (Tel-Aviv, Israel)

 

 

Museu da República

18h45

 

QABALUM (Pamplona, Espanha)

 

Todo esse ruído23 min.

Museu da República

19h30

 

Grupo Tápias

Portátil 30 min.

 

 

 

23/08, sexta

 

ONDE

HORÁRIO

CIA/ARTISTA(S)

COREOGRAFIA

CCBB

19h30

Afrobunker (Rio de Janeiro, RJ)

 

Descaminhos15 min.

CCBB

20h

Resultado da residência de criação por Michael Getman (Tel-Aviv, Israel)

 

 

CCBB - TEATRO

20h

Michael Getman (Tel-Aviv, Israel)

 

FIRST THINGS 60 min.

 

 

COMPANHIAS CONVIDADAS

————————————————————————————————————

 

Afrobunker (Rio de Janeiro, RJ)

DESCAMINHOS (15 min)

Dia 22/08 – Museu da República – 17h30

Dia 23/08 – CCBB - 19h30





Fonte: Objeto Sim