No dia 7 de outubro, a Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), do Ministério da Cultura (MinC), realizará o 5º encontro do Clube de Leitura BDB Cultural. A obra em destaque nesta edição é "Niketche: uma história de poligamia", da escritora moçambicana Paulina Chiziane.
 
Paulina Chiziane, a primeira mulher moçambicana a publicar um romance, foi também a primeira autora africana a receber o Prêmio Camões, em 2021. Niketche aborda, com uma combinação de humor, consciência política e narrativa lírica, temas profundos sobre a condição feminina e a sociedade moçambicana. A trama segue a protagonista Rami, que, ao descobrir que seu marido tem várias esposas, decide conhecê-las, transformando as vidas de todas e desafiando as noções tradicionais de casamento e o papel da mulher em sua comunidade.
 
O encontro ocorrerá das 18h30 às 20h, em formato híbrido, possibilitando a participação presencial na Biblioteca Demonstrativa (EQS 506/507 - Asa Sul, Brasília/DF) ou online, via Google Meet. A mediação é da bibliotecária Cleide Soares, e haverá intérprete de libras para garantir a acessibilidade do evento.
 
Para participar, é necessário realizar a inscrição prévia por meio do formulário online disponível aqui, onde os participantes podem indicar suas preferências de participação (presencial ou virtual). Os certificados de participação serão emitidos mediante solicitação no formulário.
 
Os participantes devem ler Niketche antes do encontro. O livro está disponível em livrarias locais, virtuais e na própria Biblioteca Demonstrativa. Em caso de dificuldade para adquirir o exemplar, é possível solicitar assistência por meio do campo de observação no formulário de inscrição. Dúvidas ou mais informações pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ou pelo WhatsApp (61) 99513-2426. 
 
O Clube de Leitura BDB Cultural, que integra a programação cultural da Biblioteca Demonstrativa, é uma iniciativa de promoção da leitura de obras literárias, de diálogo e reflexão. "O Clube de Leitura neste formato híbrido cumpre dupla função: a de incentivar a discussão sobre as obras literárias e a de demonstrar a outras bibliotecas públicas interessadas, um método de formação de clubes de leitura para dinamizar o uso de seus acervos", complementa a mediadora, bibliotecária Cleide Soares.
 
Funcionamento da Biblioteca Demonstrativa
Todas as atividades culturais da BDB são abertas ao público em geral e inteiramente gratuitas. Além desses eventos, a Biblioteca Demonstrativa oferece amplos espaços para estudo individual com acesso Wi-Fi gratuito e um telecentro para aqueles que não dispõem de um computador, bem como uma área infantil acolhedora, com Gibiteca e HQs para todas as idades. 
 
Os livros podem ser emprestados à comunidade mediante cadastro no balcão da Biblioteca, levando documento de identificação e comprovante de residência. Cada pessoa pode levar até 3 livros por vez, por empréstimo, com devolução em até 15 dias, podendo renovar se não houver reserva de outro usuário. A BDB fica localizada na EQS 506/507, Asa Sul, em Brasília-DF, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
 
A programação cultural da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles é realizada por meio do Termo de Colaboração n.º 950548/2023, celebrado entre o Ministério da Cultura e o Instituto Incluir, uma organização da sociedade civil. Fundada em 1970 e localizada em Brasília, Distrito Federal, essa instituição tem caráter público federal. Com a missão de ser uma biblioteca experimental que promove novos paradigmas de normatização e disseminação de boas práticas no campo das bibliotecas públicas, buscando sempre estar na vanguarda. Além disso, ela desempenha um papel fundamental na democratização do acesso à leitura, na formação de novos leitores, na promoção da literatura brasileira e na contribuição para o aprimoramento dos profissionais que atuam em todo o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.





Fonte: BDB Cultural