Nossa necessidade de criar e de nos conectarmos com o mundo ao nosso redor manifesta-se de diversas maneiras, como na arquitetura e na gastronomia. Apesar de parecerem muito diferentes entre si, as duas compartilham características significativas em comum: a expressão cultural e de identidade, além da criatividade e a estética. Projetado pela ON Arquitetura, o Restaurante CUCAN, traz a junção dessas duas artes em uma experiência única para a CASACOR Brasília 2024.
O espaço de 200 m² é uma ode a Brasília com elementos em concreto, inspirados na arquitetura da cidade, painéis em azulejos que nos remetem aos inconfundíveis de Athos Bulcão e os tradicionais cobogós e pilotis. "O foco do projeto é celebrar o que temos de único e familiar na cultura brasiliense. Isso se reflete também no mobiliário e nas obras de arte assinadas por designers e artistas locais. Além de peças que integraram o acervo da Brasília Design Week ", conta Luciana Canalli, arquiteta sócio proprietária da ON.
A cozinha totalmente aberta e incorporada ao ambiente é um dos destaques. "As pessoas podem sentar de frente para o chef e vê-lo em plena ação. A proposta é que o coração do restaurante vire parte da arquitetura e traga movimento, vivacidade e torne-se um espetáculo ao vivo", comenta a profissional.
A proposta do projeto une-se a do restaurante CUCAN (Culinária Candanga), assinado pelo chef Simon Lau, para criar uma atmosfera que envolve os sentidos e homenageia Brasília. Do design ao menu, cada detalhe reflete a harmonia entre forma e função, tradição e inovação e transforma o comer em uma vivência estética completa e imersiva.
Fonte: Gillian Caetano