Neste sábado (13/9), das 14h às 19h, o Centro Cultural TCU (CCTCU), em Brasília (DF), realiza o lançamento dos catálogos das exposições Entre Linhas e Formas: a arte e o design no Brasil e Cenas Brasileiras: o modernismo brasileiro em perspectiva. O evento combina reflexão acadêmica, troca de experiências entre instituições culturais e celebração artística.
 
Arte, acervos e memória cultural
 
Em um formato de mesa de conversa, o encontro irá discutir a circulação e a preservação de acervos culturais, além de revisitar o lugar do Modernismo na história da arte brasileira.
 
A iniciativa reunirá curadores, pesquisadores e gestores de museus para destacar a importância da colaboração entre instituições públicas e coleções particulares na construção de uma memória coletiva mais plural e acessível.
 
A programação será finalizada com apresentação musical, a partir das 17h, do grupo brasiliense Choro Delas, que traz a força e a tradição da música brasileira.
 
Distribuição de catálogos
 
Durante o evento, o público poderá retirar gratuitamente os catálogos das duas exposições. A entrega será feita mediante a doação de 1kg de alimento não perecível por catálogo, em apoio a iniciativas sociais do Centro Cultural TCU. A distribuição será limitada a no máximo quatro catálogospor pessoa, dois de cada exposição.
 
Programação do evento
 
14h às 15h30: Mesa 1 – Parcerias institucionais e circulação de acervos para a democratização da arte.
 
A primeira mesa de conversa abordará como parcerias entre instituições e colecionadores fortalecem o circuito cultural do Distrito Federal, ampliam o acesso a acervos significativos e democratizam a experiência artística.
 
Entre os participantes estão: o chefe do Museu da Câmara dos Deputados, Marcelo Sá; a curadora e produtora do CCTCU, Carol Dias e a diretora do Museu Nacional da República, Fran Favero.
 
15h30 às 17h: Mesa 2 – O legado do Modernismo na arte e o acervo do Banco Central do Brasil.

Nesta mesa de conversa o debate irá refletir sobre a permanência do legado modernista na arte contemporânea e sobre o papel das coleções institucionais, como a do Banco Central (Bacen), na preservação e reinterpretação desse patrimônio.
 
Os participantes são: o curador das exposições do CCTCU, William Ribeiro; o curador das exposições e assistente de Produção do CCTCU, Rodrigo Ferreira; a professora do Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília (UNB), Maria do Carmo Couto e a diretora do Museus de Valores do Bacen, Karla de Sá.
 
Programa Educativo – Oficina Entre horizontes
O Programa Educativo do Centro Cultural TCU funcionará normalmente, como em todos os finais de semana com atividades das 10h às 12 e das 15h às 17h. Neste sábado e domingo, dias 13 e 14 de setembro, a oficina será "Entre horizontes, o olhar repousa e se desloca".

Nesta oficina, convidamos você a sair do espaço fechado e adentrar a paisagem como experiência sensível e pictórica. Com telas e tintas, os participantes irão experimentar a pintura de observação ao ar livre, compondo imagens que dialogam com o instante, a luz, a cor e o movimento do entorno. Um convite para se deixar atravessar pelos horizontes visíveis e invisíveis que nos cercam. A faixa etária para essa atividade é a partir de 8 anos de idade.
Serviço

Evento: Lançamento dos catálogos Entre Linhas e Formas Cenas Brasileiras; e show do grupo brasiliense Choro Delas
Data: 13 de setembro de 2025 (sábado)
Horário: 14h às 19h
Entrada gratuita, sem inscrição prévia
*Em apoio às iniciativas sociais do Centro Cultural TCU, a entrega dos catálogos será feita mediante a doação de 1kg de alimento não perecível por publicação.
 
"Entre horizontes" - Programa Educativo
13 e 14 de setembro (sábado e domingo), das 10h às 12h e das 15h às 17h.
Oficina gratuita, sem inscrição prévia
Local: Centro Cultural TCU – Brasília (DF) - Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 3
 
Fonte: Secom - AM/pc