Na próxima quinta-feira, 2 de outubro, o Comitê de Cultura do Distrito Federal promove a oficina virtual e gratuita “Como elaborar projetos para linhas do FAC”. A atividade tem como objetivo orientar proposições para o FAC nº 2/2025 e será conduzida por Karita Pascollato, especialista em elaboração, gestão e aprovação de projetos culturais, com ampla experiência e centenas de projetos já aprovados no FAC. As inscrições podem ser feitas no link https://forms.gle/tERJqLopxJhQkwy37.
A capacitação acontece das 19h às 22h e o roteiro da oficina envolve a leitura do edital até a construção de propostas consistentes. A proposta é destrinchar os principais critérios do processo e outros aspectos que impactam diretamente a avaliação técnica dos projetos.
O treinamento abordará:
- Seleção da linha de apoio mais adequada para o projeto;
- Formulação de objetivos, metas e indicadores no plano de trabalho;
- Orientação sobre orçamento e planilhas;
- Checklist de documentação obrigatória;
- Dicas sobre sustentabilidade, acessibilidade e outras estratégias que valorizam a proposta.
Os projetos culturais e toda a documentação obrigatória deverão ser enviados até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 10 de outubro de 2025, por meio do formulário eletrônico disponível no site da SUFIC. Os editais e informações complementares estão publicados na página oficial da Subsecretaria de Fomento e Incentivo Cultural.
A oficina é gratuita mediante inscrições prévias. A atividade é aberta aos interessados em concorrer ao FAC nº 2/2025, incluindo produtores culturais, coletivos, gestores e representantes de instituições. A formação será totalmente virtual, com emissão de certificado de participação aos inscritos.
Serviço
Ministrante: Karita Pascollato (especialista em elaboração e gestão de projetos culturais).
Data: 2 de outubro de 2025.
Atividade gratuita, totalmente virtual e com emissão de certificado.
Inscrições e informações sobre horário, link de acesso e o envio de projetos: https://forms.gle/tERJqLopxJhQkwy37
Fonte: Érica Cidade
Fotos: Divulgação e Raissa Miah