Além de destacar o melhor momento da história do turismo internacional no país, a Embratur tem outro motivo para celebrar: a Agência completará 60 anos em 2026. O marco será comemorado ao longo dos próximos 12 meses com ações, eventos e projetos especiais.

Entre novembro de 2025 e novembro de 2026, serão dois ciclos de ações comemorativas: o primeiro voltado às conquistas recentes e à projeção de futuro da Agência e o segundo dedicado à valorização do legado institucional e ao reconhecimento da contribuição da Embratur para o turismo brasileiro.

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, os 60 anos representam um marco histórico para a Agência e para o turismo brasileiro. "Celebramos seis décadas de trabalho reafirmando o Brasil como um destino democrático, inclusivo e plural. Um país que acolhe o mundo sem abrir mão da sua diversidade e das suas cores. Foram 60 anos de muitos desafios, mas agora é o momento da colheita, em que a gente reafirma esse Brasil muito vitorioso, com muita responsabilidade diante do mundo", afirmou.

O anúncio das ações de comemoração e o lançamento da marca comemorativa aos 60 anos ocorreu na terça-feira (4) durante a WTM Londres, e contou com a presença do embaixador do Brasil no Reino Unido, Antônio Patriota.

Ação

As ações terão início ainda em novembro, mês dedicado à Consciência Negra, com uma agenda voltada ao Afroturismo – segmento que expressa o compromisso da Embratur com a diversidade e com a valorização da herança africana na formação da identidade brasileira.

Sob o tema "A Raiz do Brasil no roteiro do mundo", a programação deste mês inclui a participação da Embratur em eventos de destaque, como o Afropunk Bahia (8 e 9/11, em Salvador), o Festival Baía Profunda (7 e 8/11, em Salvador) e o Black Travel Summit (13 a 16/11, no Rio de Janeiro). Ainda neste mês, também será lançada uma edição especial sobre favelas da série documental Turismo Transforma. Outra ação prevista é o Webinar Diversifica, que apresentará o Guia Prático de Igualdade Racial no Turismo como ferramenta de conscientização e capacitação.

As ações comemorativas se estenderão até novembro de 2026, com períodos temáticos e programações voltadas à economia criativa, à inovação, à sustentabilidade e ao reconhecimento do papel da Embratur na promoção internacional do país.

Entre as iniciativas previstas estão, ainda, a produção de um livro e um documentário sobre a história da Agência, uma exposição itinerante e uma linha do tempo digital interativa que reunirá registros, campanhas e depoimentos de ex-presidentes e servidores.

60 anos, uma marca

A marca comemorativa apresentada ao público na WTM Londres possui uma identidade visual exclusiva com formas fluidas. O logotipo remete ao movimento e simboliza a transformação contínua da Embratur ao longo de seis décadas. A marca será aplicada em todas as comunicações e ações do período comemorativo, acompanhada do lema "Inovar sempre foi o nosso destino", reforçando a mensagem de modernidade e de visão voltada para o futuro.

 

 





Fonte: Embratur