A Baco Pizzaria anuncia o lançamento da Pizza Marina (R$87 individual e R$117, grande), uma celebração da autenticidade e do terroir brasileiro, resultado de uma colaboração especial com a Queijaria Matuh, de Estrela do Sul (MG). A pizza destaca o raro Queijo Nete, feito de leite cru de vaca Jersey, maturado por até 4 meses, e o toque agridoce e selvagem do buriti. O queijo ganhou medalha de prata no concurso francês Mondial du Fromage et des Produits Laitiers 2025, considerado o "Oscar do queijo". 

A Pizza Marina é em homenagem à Marina Cavechia, fundadora da Matuh. O lançamento vai ao encontro da filosofia do chef pizzaiolo Gil Guimarães, da Baco, de valorizar ingredientes com história. A receita leva Queijo Nete de leite cru de vaca Jersey, passata de tomate Baco orgânico, geleia de buriti, ricota fresca e vinagreira. A estrela da pizza é o queijo Nete, que carrega notas de castanhas e um toque selvagem de cogumelos no final. Seus mofos naturais conferem intensidade e personalidade, lembrando a atmosfera de uma caverna.

Direto do Cerrado mineiro, o queijo reflete a pureza e o manejo cuidadoso do rebanho Jersey da Matuh, criado a pasto e alimentado sem silagem. "A Pizza Marina é a materialização do que buscamos na Baco, que são ingredientes que contam histórias. O Queijo Nete da Matuh é a tradução do Cerrado mineiro, do cuidado com o rebanho Jersey e do respeito ao tempo de maturação",  comenta o chef Gil Guimarães. 

"Para nós, o queijo é sobre terroir, é sobre origem. O Queijo Nete nasce do nosso rebanho Jersey, da forma como cuidamos do pasto, e amadurece com o tempo, com personalidade. Ver essa história se traduzir na Pizza Marina da Baco é uma honra. É a prova de que o 'matu' — a floresta, o autêntico — tem seu lugar de destaque na gastronomia", comenta Marina.

Sobre o chef Gil Guimarães e a Baco 

O chef pizzaiolo é mineiro e economista. Abriu a Baco Pizzaria em 1999, no Lago Norte de Brasília, depois de formar-se como chef e padeiro na França. A unidade da Asa Norte surgiu no ano seguinte e, em 2003, Gil inaugurou também a Baco da Asa Sul. Nessa época ele criou alguns sabores de pizza que se tornaram clássicos e nunca saíram do cardápio. Em 2012, a casa recebeu a certificação da AVPN (Associazione Verace Pizza Napoletana), selo de qualidade reconhecido no mundo inteiro. Foi uma das primeiras pizzarias no Brasil a receber o selo, que só é concedido àqueles que seguirem com os rígidos critérios técnicos da associação napolitana.  

Gil Guimarães também é dono da Casa Baco, um projeto de cozinha autoral, com unidades no shopping Casa Park e no Mané Mercado, centro gastronômico ao lado do estádio Mané Garrincha e no Brasília Shopping. A cozinha insere elementos do cerrado e da roça em criações contemporâneas da culinária brasileira, com ingredientes típicos do cerrado, como o cajuzinho-do-cerrado, a castanha-de-baru, o pequi, a pimenta-de-macaco e o buriti, além de queijos e embutidos produzidos regionalmente. Durante à noite, a Casa Baco serve também as pizzas napolitanas da Baco Pizzaria.

Serviço

Baco Pizzaria 

CLS 408, Asa Sul, Brasília 

Horário de funcionamento: 

Domingo a quinta-feira: 18h às 23h30 

Sextas, sábados e feriados: 18h às 00h 

Delivery: 

Domingo a quinta-feira: 18h às 23h15 

Sextas, sábados e feriados: 18h às 23h30 

Instagram: @bacopizzaria   

Fonte: Documennta Comunicação
Fotos: Divulgação