Na ocasião, os promotores Rômulo Mendonça e Leda Alves entregaram ao governador Eduardo Leite e a secretários de Estado o livro com registros da última edição. Em sua fala, o secretário de Turismo, Ronaldo Santini, destacou a Expotchê como um dos principais eventos de preservação da cultura gaúcha e de promoção dos produtos típicos, ressaltando ainda sua importância para o fortalecimento do comércio, da agroindústria e do turismo.

Com 104.649 visitantes, 195 expositores de 35 municípios gaúchos e uma movimentação financeira superior a R$ 20 milhões, a 32ª edição da Expotchê, realizada em junho deste ano em Brasília, reafirmou sua posição como uma das maiores vitrines da cultura, gastronomia e turismo do Rio Grande do Sul fora do estado. Foram 72 atrações culturais, com nomes como Nenhum de Nós, Renato Borghetti, Cristiano Quevedo e Grupo Tholl, além da estreia do espaço Churras Tchê, com 5 mil m² dedicados, exclusivamente, ao churrasco. O evento gerou mais de 3 mil empregos diretos e cerca de 10 mil indiretos, além de alcançar R$ 2,5 milhões em mídia espontânea, confirmando seu forte impacto cultural, econômico e turístico.

A próxima edição já está em ritmo acelerado de preparação e será realizada de 4 a 14 de junho de 2026, com o tema "400 anos das Missões Jesuíticas-Guaranis", marco histórico que será celebrado em sintonia com as ações do governo gaúcho voltadas à valorização cultural e turística da região.

A cerimônia de lançamento contou com apresentações culturais do cantor Cristiano Quevedo, do Grupo Ana Terra e da banda Le Farfalle, reunindo autoridades, expositores e convidados em um momento de celebração da cultura e tradição gaúcha.

 Fonte: Donna Mídia Comunicação

Fotos: Divulgação