Com mais de quatro décadas de história e papel essencial na formação de artistas do Distrito Federal, o Centro de Artes de Brasília segue fortalecendo a cultura e a inclusão por meio da arte. Através do projeto Sustentarte, o espaço garante a sua operação oferecendo sete oficinas de formação básica e uma ampla programação cultural que terá a sua finalização em uma exposição coletiva na Galeria MD'Azevedo, com apresentação musical e lançamento de catálogo impresso.

O local tem sido um verdadeiro berço de criatividade desde a sua fundação, ocupando um edifício na Vila Telebrasília e sendo referência para quem busca formação artística acessível e de qualidade. Com o Sustentarte, o Centro de Artes oferece oficinas de pintura, desenho e processo criativo, arteterapia, cerâmica, mosaico, xilogravura e música, beneficiando diretamente 70 jovens e adultos da comunidade e arredores. 

Além de garantir a continuidade das atividades culturais e educativas, a iniciativa busca fortalecer a economia criativa local, promover a inclusão e ampliar o acesso à arte. A formação tem despertado emoções e transformações visíveis nos participantes. "Observamos alegria, criatividade e inovação. Pessoas que chegaram tímidas, com medo, hoje se expressam com confiança, criam peças incríveis e mostram com orgulho o que aprenderam. É uma mudança de comportamento e de paradigma", destaca Lídia Henrique, coordenadora do espaço.

Essa ação cria um ciclo sustentável de desenvolvimento artístico e socioeconômico, estimulando a formação de público e o consumo de arte local. "A Vila Telebrasília é um polo de talento e criatividade. Esse projeto não apenas mantém o Centro ativo, mas expande seu alcance e fortalece a identidade cultural da comunidade", afirma a coordenadora.

Vagas disponíveis

O Centro de Artes está com vagas gratuitas para oficinas de xilogravura e arte terapia. Interessados podem se inscrever ou obter mais informações pelos telefones (61) 99989-9677 ou (61) 3245-3652. 

Todos os materiais são fornecidos pelo próprio Centro. As aulas de xilogravura são ministradas pela professora Marlene Maciel, em uma imersão na arte da gravura em madeira, explorando criatividade e técnicas tradicionais.

Já a de arte terapia é comandada pela arte educadora Glória Marieti, em um espaço voltado ao autocuidado, equilíbrio emocional e expressão por meio da arte com objetivos recicláveis. 

Fonte: Trapézio Comunicação